Paraná ganha com projetos de Cristina Silvestri


 

A semana fA semana  de Cristina Silvestri. Sem muito alarde, ela esperou pelo resultado – e o resultado veio: o projeto que desobriga a renovação de laudo periciais para pacientes com deficiências permanentes foi sancionado e agora é lei em todo o Estado do Paraná. A proposição beneficia milhares de paranaenses, tanto os pacientes como os acompanhantes. A imprensa e as redes sociais do Paraná inteiro repercutiram o assunto em tom de comemoração.

AGENDA EM GUARAPUAVA

Em Guarapuava, a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) visitou o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na Cidade dos Lagos. Ela foi recebida pelo diretor, Marcelo Gramza. Um momento especial para a parlamentar, pois a implantação do campus foi viabilizada pelo seu marido, o ex-deputado federal (in memorian) Cezar Silvestri. A UTFPR local está em franca expansão.  Ela também foi conhecer a nova diretoria do Hospital Santa Tereza e participou do encontro da federação Cidadania/PSDB que tem como principal foco a eleição municipal do próximo ano.

MUDANÇAS NA CILLA

O empresário Vilso Dubena, da Cidade dos Lagos, assumiu a direção da Cilla Tech Park com o “pé na patrola”. A saída do empresário Leonardo Mattos Leão, diretor da Faculdade Guarapuava, pegou todo mundo de surpresa. Ao anunciar que estava assumindo, Dubena disse que a Cilla é uma instituição “de negócios”, com foco no apoio empresarial na área tecnológica. Nesta semana que passou foi dado início à construção da Nevalley, uma comunidade de startup que tem a chancela da Cilla Tech Park.

GERI DUTRA EM PATO BRANCO

Com as mudanças, a Cilla Tech Park também perdeu um peso-pesado da inovação no Paraná. O antigo CEO, Geri Dutra, retomou de forma efetiva suas atividades em Pato Branco, onde é professor universitário e foi secretário municipal da Ciência e Tecnologia, responsável por transformar a cidade em “case” nacional no segmento. O detalhe é que Dutra foi candidato a prefeito nas últimas eleições, com apoio do então prefeito Augustinho Zucchi, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Geri Dutra não se elegeu, mas volta agora como pré-candidato, e fortíssimo. A direção técnica da Cilla está a cargo do ex-ministro (Ciência e Tecnologia) Paulo Alvim.

BONS VENTOS

Bons eventos e debates sobre inovação tecnológica começam a tomar rumo em Guarapuava. O foco, como não poderia deixar de ser, está no agronegócio.

DE BUTUCA

O ex-prefeito Cesar Silvestri Filho tem aparecido pouco, ou quase nada, na esfera política local. Mas é lembrado em todas as rodas, sempre que o assunto é eleição municipal. Ninguém tem dúvidas que, em um determinado momento, ele vai aparecer como "influencer" de uma candidatura – e há quem não desconsidere que possa ser o candidato, se a situação momentânea assim o exigir.

A MIL

Se depender de Celso Góes, o candidato é ele. O prefeito já está com a banda nas ruas e interlocutores próximos comentam que os motores só estão sendo aquecidos, pronto para acionar as turbinas na "hora certa". 

PENSATIVO

O deputado federal e ex-governador Beto Richa (PSDB) disse, em Guarapuava, que ainda não sabe se vai disputar a eleição para prefeito de Curitiba no ano que vem. Mas não descartou a ideia. “Estou centrado em Brasília no momento”, ponderou.

POR DENTRO E PELAS BORDAS

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, propôs ao seu colega de Câmara Federal, Luciano Ducci (PSB), a criação antecipada de um bloco para construir uma candidatura a prefeito em Curitiba. Gleisi não tem interesse direto na candidatura, mas poderia, pelo que se depreende de todas as negociações, oferecer o nome do seu correligionário Zeca Dirceu para ser o candidato. Com isso, a “dama-de-ferro” petista tiraria Dirceu do páreo como pré-candidato ao Senado, caso a cassação de Sérgio Moro (União Brasil) se concretize e tenha eleição suplementar no Paraná.

FECHANDO PORTAS

A maior pretensão de Gleisi Hoffmann é o Senado. Ela vem entabulando, até, a nomeação da ex-governadora Cida Borghetti (PSB) num cargo de alto escalão da Caixa Econômica Federal e, com isso, trazendo para o seu lado o deputado federal Ricardo Barros (PP), esposo de Cida e, a exemplo de Gleisi, pré-candidato ao Senado no Paraná.

ZECA DIRCEU

Zeca Dirceu anunciando a remessa de R$ 4 milhões em emendas para hospitais de Guarapuava. Recentemente, na comemoração do aniversário do deputado em Guarapuava, as diretorias do Santa Tereza e do São Vicente foram em peso saudar o parlamentar. Na mesma ocasião, o vereador Pedro Moraes, presidente da Câmara Municipal, lançou a pré-candidatura de Zeca Dirceu, fato que repercutiu em todo o estado.  

HÁ CONTROVÉRSIAS

Qual deveria ser o tema central das eleições para prefeito em Guarapuava em 2024?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EQUIPE DO CEPLUHG REALIZOU VISITAS TÉCNICAS A CIDADES CATARINENSES PARA APERFEIÇOAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CALÇADÃO DA RUA XV DE NOVEMBRO

SECRETARIA DE TURISMO E EVENTOS APRESENTARÁ POTENCIAL DE GUARAPUAVA NO FESTIVAL DAS CATARATAS