Paraná ganha com projetos de Cristina Silvestri


 

A semana fA semana  de Cristina Silvestri. Sem muito alarde, ela esperou pelo resultado – e o resultado veio: o projeto que desobriga a renovação de laudo periciais para pacientes com deficiências permanentes foi sancionado e agora é lei em todo o Estado do Paraná. A proposição beneficia milhares de paranaenses, tanto os pacientes como os acompanhantes. A imprensa e as redes sociais do Paraná inteiro repercutiram o assunto em tom de comemoração.

AGENDA EM GUARAPUAVA

Em Guarapuava, a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB) visitou o campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, na Cidade dos Lagos. Ela foi recebida pelo diretor, Marcelo Gramza. Um momento especial para a parlamentar, pois a implantação do campus foi viabilizada pelo seu marido, o ex-deputado federal (in memorian) Cezar Silvestri. A UTFPR local está em franca expansão.  Ela também foi conhecer a nova diretoria do Hospital Santa Tereza e participou do encontro da federação Cidadania/PSDB que tem como principal foco a eleição municipal do próximo ano.

MUDANÇAS NA CILLA

O empresário Vilso Dubena, da Cidade dos Lagos, assumiu a direção da Cilla Tech Park com o “pé na patrola”. A saída do empresário Leonardo Mattos Leão, diretor da Faculdade Guarapuava, pegou todo mundo de surpresa. Ao anunciar que estava assumindo, Dubena disse que a Cilla é uma instituição “de negócios”, com foco no apoio empresarial na área tecnológica. Nesta semana que passou foi dado início à construção da Nevalley, uma comunidade de startup que tem a chancela da Cilla Tech Park.

GERI DUTRA EM PATO BRANCO

Com as mudanças, a Cilla Tech Park também perdeu um peso-pesado da inovação no Paraná. O antigo CEO, Geri Dutra, retomou de forma efetiva suas atividades em Pato Branco, onde é professor universitário e foi secretário municipal da Ciência e Tecnologia, responsável por transformar a cidade em “case” nacional no segmento. O detalhe é que Dutra foi candidato a prefeito nas últimas eleições, com apoio do então prefeito Augustinho Zucchi, hoje conselheiro do Tribunal de Contas do Paraná. Geri Dutra não se elegeu, mas volta agora como pré-candidato, e fortíssimo. A direção técnica da Cilla está a cargo do ex-ministro (Ciência e Tecnologia) Paulo Alvim.

BONS VENTOS

Bons eventos e debates sobre inovação tecnológica começam a tomar rumo em Guarapuava. O foco, como não poderia deixar de ser, está no agronegócio.

DE BUTUCA

O ex-prefeito Cesar Silvestri Filho tem aparecido pouco, ou quase nada, na esfera política local. Mas é lembrado em todas as rodas, sempre que o assunto é eleição municipal. Ninguém tem dúvidas que, em um determinado momento, ele vai aparecer como "influencer" de uma candidatura – e há quem não desconsidere que possa ser o candidato, se a situação momentânea assim o exigir.

A MIL

Se depender de Celso Góes, o candidato é ele. O prefeito já está com a banda nas ruas e interlocutores próximos comentam que os motores só estão sendo aquecidos, pronto para acionar as turbinas na "hora certa". 

PENSATIVO

O deputado federal e ex-governador Beto Richa (PSDB) disse, em Guarapuava, que ainda não sabe se vai disputar a eleição para prefeito de Curitiba no ano que vem. Mas não descartou a ideia. “Estou centrado em Brasília no momento”, ponderou.

POR DENTRO E PELAS BORDAS

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, propôs ao seu colega de Câmara Federal, Luciano Ducci (PSB), a criação antecipada de um bloco para construir uma candidatura a prefeito em Curitiba. Gleisi não tem interesse direto na candidatura, mas poderia, pelo que se depreende de todas as negociações, oferecer o nome do seu correligionário Zeca Dirceu para ser o candidato. Com isso, a “dama-de-ferro” petista tiraria Dirceu do páreo como pré-candidato ao Senado, caso a cassação de Sérgio Moro (União Brasil) se concretize e tenha eleição suplementar no Paraná.

FECHANDO PORTAS

A maior pretensão de Gleisi Hoffmann é o Senado. Ela vem entabulando, até, a nomeação da ex-governadora Cida Borghetti (PSB) num cargo de alto escalão da Caixa Econômica Federal e, com isso, trazendo para o seu lado o deputado federal Ricardo Barros (PP), esposo de Cida e, a exemplo de Gleisi, pré-candidato ao Senado no Paraná.

ZECA DIRCEU

Zeca Dirceu anunciando a remessa de R$ 4 milhões em emendas para hospitais de Guarapuava. Recentemente, na comemoração do aniversário do deputado em Guarapuava, as diretorias do Santa Tereza e do São Vicente foram em peso saudar o parlamentar. Na mesma ocasião, o vereador Pedro Moraes, presidente da Câmara Municipal, lançou a pré-candidatura de Zeca Dirceu, fato que repercutiu em todo o estado.  

HÁ CONTROVÉRSIAS

Qual deveria ser o tema central das eleições para prefeito em Guarapuava em 2024?



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SECRETARIA DE CULTURA DE GUARAPUAVA DIVULGA EDITAIS DA LEI PAULO GUSTAVO

CELSO CUMPRE PRIMEIRA AGENDA DE TRABALHO COMO PREFEITO DE GUARAPUAVA

EQUIPE DO CEPLUHG REALIZOU VISITAS TÉCNICAS A CIDADES CATARINENSES PARA APERFEIÇOAR PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO CALÇADÃO DA RUA XV DE NOVEMBRO